quinta-feira, 19 de maio de 2011

Gincana do Caminhoneiro - Terceira Etapa Maringa - PR

UM CAMINHÃO ZERO KM PARA O MELHOR DO SLALOM



Próxima Etapa
3ª ETAPA – POSTO G10 – 3 a 5 de Junho
Rod Pr 317, 4652 Lts 15 Abc Km 3 - Maringá - PR

Movidos pelo sonho de ganhar um VW Constellation 24.250 novinho, caminhoneiros de todo o país traçam suas rotas para estar em Maringá/PR no começo de junho

Após a realização de classificatórias em Ananindeua/PA e Rio Grande/RS, a 23ª Gincana do Caminhoneiro – evento que conta com promoção da Revista Caminhoneiro, patrocínio da MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibusVolkswagen – chega à Maringá/PR para classificar mais três competidores!

Entre os dias 3 e 5 de junho, a “Cidade Canção” sediará, pela segunda vez, uma etapa do maior evento itinerante das estradas brasileiras: a Gincana do Caminhoneiro. A prova acontecerá no Posto G10, no km 3 da PR 317 (saída para Astorga), quando 700 caminhoneiros irão para o circuito disputar a prova de slalom – ziguezague entre cones – no comando de um caminhão VW Constellation 19.320. Para garantir a classificação, o caminhoneiro precisa atingir um tempo mínimo pré-estabelecido pela organização para aquele percurso. Meta atingida, o competidor parte para uma segunda volta, com um traçado que exigirá maior concentração e agilidade.

É importante dizer que, para eliminar qualquer favoritismo e garantir condições de igualdade aos competidores, o caminhão da prova é da organização; ou seja: está em jogo mesmo a habilidade e destreza.

Classificam-se os três melhores tempos dos três dias de evento. A disputa é acompanhada de perto por uma dupla de cronometristas homologados pela Confederação Brasileira de Automobilismo, que, com a ajuda de uma foto-célula, registra a performance dos participantes.

O caminhoneiro competidor não paga nada para participar. Basta apresentar sua habilitação categorias C, D ou E, inscrever-se e aguardar a sua vez de entrar na pista para driblar os cones.

E embora o slalom seja a atração principal do evento, há uma programação especial para entreter os visitantes, com palestras informativas, permitindo que o caminhoneiro recicle seus conhecimentos. A Fleetguard, unidade de negócios da Cummins e apoiadora do evento, é expert em sistemas de filtragem e organizou palestras aos caminhoneiros sobre tecnologia Euro V (equivalente ao Proconve P7), para que todos estejam preparados para a legislação que entrará em vigor em 2012 e que cuida das novas normas de emissões a partir de 1º de janeiro. Com o patrocínio da MAN Latin America, o engenheiro João Roberto Valdívia, expert em transporte rodoviário de carga, falará sobre produtividade x custos no dia a dia do transportador.

A saúde também está em pauta na Gincana do Caminhoneiro. O Sest/Senat, apoiador do evento, estará no Posto G10 realizando exames de glicemia, aferindo a pressão arterial, além de fazer forte campanha de conscientização sobre DST´s.

Quanto ao resultado da etapa, será divulgado no domingo, dia 5 de junho, por volta das 19h. Os três classificados deverão enviar para a organização documentos que comprovem sua condição de caminhoneiro.

Vale ainda explicar que a 23ª Gincana do Caminhoneiro é dividida em seis etapas classificatórias, realizadas de março a novembro de 2011. Em cada uma das seis etapas, classificam os caminhoneiros que obtiverem os três melhores tempos. Na grande final – prevista para acontecer dia 20 de novembro, em Uberlândia/MG - , os dezoito caminhoneiros classificados ao longo do ano, disputam o tão cobiçado prêmio: um caminhão VW Constellation 24.250 zero km!


Encerrada a segunda classificatória da 23a GINCANA DO CAMINHONEIRO, realizada entre 15 e 17 de abril na cidade de Rio Grande

Em meio à safra de grãos e em paralelo à 13a Festa do Mar - tradicional evento estadual, que acontece de dois em dois anos na cidade de Rio Grande/RS - 417 caminhoneiros de todo o país estiveram no Posto Buffon IV (às margens do km 10 da BR 392) para participar da segunda etapa da temporada 2011 da GINCANA DO CAMINHONEIRO, evento que conta com promoção da Revista Caminhoneiro, patrocínio da MAN Latin America, através da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus, e apoio da Cummins, através da unidade de negócios Fleetguard.

O objetivo desses caminhoneiros era percorrer um percurso estabelecido, ziguezagueando entre cones, para atingir um tempo pré-classificatório imposto pela organiza ção  para aquela pista, que foi de 20 segundos. Meta atingida, o caminhoneiro partia para uma segunda fase, ou seja, percorrer a pista agora com um novo traçado, com um grau de dificuldade maior. Tudo sob os olhares atentos de uma equipe de cronometristas homologados pela Confederação Brasileira de Automobilismo que, com a ajuda de uma foto-célula, registrou a performance dos caminhoneiros.

Os três melhores tempos da etapa garantiu aos competidores uma vaga para a grande final da 23a GINCANA DO CAMINHONEIRO - prevista para acontecer em 20 de novembro, na cidade de Uberlândia/MG - que dará ao grande vencedor um caminhão VW Constellation 24.250 zerinho e, conseqüentemente, a chance de mudar de vida.

Os classificados em Rio Grande foram:
1o. lugar - Fernando Sakai, de Bauru/SP, com o tempo de 29 segundos e 968 milésimos;
2o. lugar - Darilço José da Rocha, de Curitiba/PR, com o tempo de 31 segundos e 864 milésimos
3o . lug ar - Daniel Bero, de Quatro Barras/PR, com o tempo de 39 segundos e 090 milésimos.


Veja mais sobre os participantes desta etapa, seus tempos nas provas e cada vídeo.

Vale explicar que a GINCANA DO CAMINHONEIRO é dividida em seis etapas ao longo do ano. Até o momento, foram realizadas duas, sendo a primeira em Ananindeua/PA e a segunda em Rio Grande/RS, totalizando seis classificados para a final.

A próxima etapa será realizada em Maringa/PR, de 3 a 5 de junho, no Posto G10 (km 3 da PR 317). Confira calendário completo no site 
www.revistacaminhoneiro.com.br.

 
 
Evento reuniu 511 caminhoneiros de todo o país para a prova de slalom.
 
Para garantir a classificação e participar da final que dará ao vencedor um VW Constellation 24.250 zerinho, os competidores tiveram que percorrer um trajeto pré-estabelecido ziguezagueando entre cones, sem derrubar
nenhum deles. Detalhe: tinham que atingir um tempo classificatório imposto pela organização, que foi de 21 segundos. Atingida a meta, o caminhoneiro partia para uma segunda volta, agora com um novo traçado e um grau maior de dificuldade.

Uma dupla de cronometristas - com o auxílio de uma foto-celula - registrou os três melhores tempos, apontando os primeiros classificados para a grande final do evento prevista para acontecer em 20/11, quando estarão reunidos 18 caminhoneiros, classificados nas seis etapas do evento realizadas ao longo do ano.
E os classificados em Ananindeua/PA são:
1o) João Edson Lazaroto, de Colombo/PR, com o tempo de 21 segundos e 727 milésimos;
2o) Sandro João Dani, de Ibicaré/SC, com o tempo de 22 segundos e 304 milésimos; e
3o)Roberto Polli, de Colombo/PR, com o tempo de 22 segundos e 574 milésimos.

Quem não pode estar na primeira etapa da 23a Gincana do Caminhoneiro poderá ainda participar das outras cinco, que serão realizadas nas cidades de Rio Grande/RS ( de 15 a 17/4), Maringá/PR (de 3 a 5/6),
Luis Eduardo Magalhães/BA (de 12 a 14/8), Campina Grande/PB (de 23 a 5/9) e Uberlândia (de 17 a 19/11).


23ª edição da Gincana do Caminhoneiro terá sua primeira etapa na cidade de Ananindeua/PA, neste mês


1ª ETAPA - POSTO PARÁ VIP – 18 a 20 de Março  
Rod. BR 316, KM 08 – Ananindeua – PA

No calendário do mês de março, além do Dia da Mulher e do Carnaval, uma outra data merece destaque especial: no dia 18, tem início a 23ª GINCANA DO CAMINHONEIRO, evento que conta com promoção da Revista Caminhoneiro, patrocínio da MAN Latin America, através da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus e apoio da Cummins Brasil, através da marca Fleetguard.

E para abrir a temporada 2011 da disputa, a cidade de Ananindeua/PA, foi eleita para sediar a primeira etapa do evento, que vai acontecer de 18 a 20 de março, no Posto Pará Vip – às margens do km 8 da BR 316. É a primeira vez que a região Norte vai abrir o calendário do evento e a quarta vez que o Posto Pará Vip receberá caminhoneiros de todo o Brasil para fazer a prova do slalom (ziguezague entre cones) no comando de um caminhão. Estima-se que 800 profissionais da estrada de todo o país participem da primeira etapa da competição desenhada especialmente para eles.

Para participar, basta apresentar CNH categoria C, D ou E e fazer sua inscrição para a prova do slalom, que consiste em percorrer, no menor tempo possível, um percurso pré-determinado, ziguezagueando entre os cones e sem derrubar nenhum deles, para alcançar um tempo classificatório imposto pela organização. Ao atingir a meta, o caminhoneiro pré-classificado parte para uma segunda fase, onde fará o percurso novamente, com um traçado de maior dificuldade.

Enquanto faz a prova, o caminhoneiro tem sua performance acompanhada por uma dupla de cronometristas homologados pela Confederação Brasileira de Automobilismo que, com a ajuda de foto-célula, registra os tempos dos participantes e indica os três melhores da etapa. Os três melhores tempos estão automaticamente classificados para a grande final do evento, marcada para acontecer em novembro, na cidade de Uberlândia. Aliás, ocasião na qual 18 caminhoneiros disputarão, no braço, o prêmio máximo da GINCANA DO CAMINHONEIRO: caminhão VW Constellation 24.250.

Vale destacar que além da adrenalina, a GINCANA DO CAMINHONEIRO proporciona informação aos caminhoneiros e quem passar pelo Posto Pará Vip poderá reciclar conhecimento em palestras. Sob o patrocínio da MAN Latin America, através  da marca VW Caminhões e Ônibus, o engenheiro João Roberto Valdívia falará sobre os principais elementos que podem ajudar a reduzir custos operacionais do dia-a-dia do transportador. A Cummins Brasil, por sua vez, preocupada em informar o caminhoneiro sobre a legislação que entra em vigor em 2012, apresentará, através do engenheiro Edson Latorre, mais detalhes sobre a tecnologia Euro V.

E o resultado da etapa será divulgado no domingo, dia 20 de março, por volta das 19h, quando os presentes poderão ainda assistir a um show de música regional.


A primeira etapa da 23ª Gincana do Caminhoneiro acontece de 18 a 20 de março, no Posto Pará Vip (Rod. BR 316 km 8), em Ananindeua/PA, das 8h às 18h.
De acordo com a fila de espera, as inscrições podem ser encerradas antecipadamente.

Sobre a Gincana do Caminhoneiro:
Prova amadora voltada a caminhoneiros, a 23ª GINCANA DO CAMINHONEIRO é dividida em seis etapas, realizadas ao longo do ano. Em cada uma delas, são indicados três finalistas, ou seja, os três melhores tempos. Os classificados em cada etapa irão se encontrar na grande final, prevista para acontecer dia 20 de novembro, no Posto Parada Bonita, em Uberlândia/MG.


ETAPAS 2011


1ª ETAPA - POSTO PARÁ VIP – 18 a 20 de Março  
Rod. BR 316, KM 08 – Ananindeua – PA


2ª ETAPA - POSTO BUFFON III – 15 a 17 de Abril
BR 392 km 10 - Rio Grande - RS

3ª ETAPA – POSTO G10 – 3 a 5 de Junho
Rod Pr 317, 4652 Lts 15 Abc Km 3 - Maringá - PR

4ª ETAPA - POSTO IMPERADOR – 12 a 14 de Agosto
Endereço: Rodovia BR 020, km 211, S/Nr., Bairro Sede
Luis Eduardo Magalhães – BA

5ª ETAPA – POSTO MILÊNIO – 23 a 25 de Setembro
Endereço: Rod. BR 230, KM 155 - Alça Sudoeste
Campina Grande / PB

6ª ETAPA – POSTO PARADA BONITA – 17 a 19 de Novembro e dia 20 a FINAL
Rod. BR 365 KM 640 - Uberlândia / MG


Veja a Cobertura da final 2010 do SporTV no youtube

Para saber mais sobre a edição de 2010 - clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário