sábado, 21 de maio de 2011

O primeiro Iveco com transmissão automatizada

O Stralis 460 NR Eurotronic está só abrindo a fila. Outros virão, coma entrada da norma Euro 5, em 2012
Equipado com transmissão automatizada ZF AS-Tronic de 16 marchas, que dispensa o pedal de embreagem, o Iveco Stralis 460 NR Eurotronic foi apresentado em abril, em suas versões 4×2, 6×2 e 6×4. O conjunto formado pelo motor Cursor 13 e câmbio ZF promete gastar 7% menos combustível que a versão com embreagem.
O câmbio possui três modos básicos, acionados por teclas no painel: D (drive), N (neutro) e R (marcha à ré). Outra opção de mudança de marchas é a alavanca na coluna de direção: empurrando, as marchas descem; puxando, sobem.
No novo modelo, as revisões periódicas são feitas a cada 30 mil km, em vez de 20 mil km. Os filtros e correia de motor duram 50% mais. O novo trem de força permite o uso de óleos sintéticos na transmissão, com durabilidade de até 360 mil km, seis vezes mais que o permitido pelo uso de óleo mineral comum (60 mil km).
O Stralis NR Eurotronic vem com freios ABS, ar-condicionado, tanque de alumínio para 900 litros, para-lamas tripartidos de fábrica. O freio intarder é opcional e proporciona uma potência de frenagem de 985 cv.
No aspecto da economia, o vice-presidente da Iveco Latin America, Roberto Dadalti, destaca o fato de que o Stralis 460 NR Eurotronic “pode desenvolver, com maior segurança, uma boa velocidade de descida, sem o uso de freios e sem desgaste de lonas e pastilhas”.
A diretora de Marketing, Cristiane Nunes, acredita que o câmbio automatizado seja uma tendência que irá se estender a todos os modelos e potências. “Para o proprietário, as vantagens estão na economia de combustível, redução dos custos de manutenção e segurança. Para os motoristas, aumenta o conforto, a segurança e a performance, o que se traduz em melhor remuneração.”
“O gargalo para essa nova geração de caminhões está na falta de motoristas com experiência para dirigi-los”, revela Alcides Cavalcanti, diretor comercial da Iveco Latin America.
PARCERIA – O presidente da ZF no Brasil, Wilson Bricio, disse que a parceria com a Iveco é muito importante para sua empresa: “Apesar de muito difundida na Europa, a transmissão automatizada ainda não equipava nenhum caminhão nacional como equipamento de série”. O projeto para aplicar a transmissão no novo caminhão Iveco Stralis NR Eurotronic envolveu o trabalho conjunto das engenharias da montadora e da ZF, no Brasil e na Alemanha. Foram 15 meses de testes e validações para as características e peculiaridades do Brasil, como topografia acidentada, tipo de pavimento das estradas, influência climática, peso bruto total de até 74 toneladas, economia máxima de combustível e redução de emissões.
Já foram vendidos 300 Stralis 460 NR Eurotronic, e a expectativa da Iveco é vender três mil este ano. Os caminhões custam R$ 430 mil na versão 4×2, R$ 457 mil na 6×2 e R$ 542 mil na 6×4. Os modelos com embreagem custam R$ 17 mil a menos. A Iveco aposta no caminhão automatizado como uma tendência forte. “Ainda este ano, ele deverá representar 40% da nossa produção de Stralis, e chegará a 80% nos próximos três anos”, afirma Alcides Cavalcanti.
Com a entrada dos novos motores que atendem à norma de emissões Euro 5, em 2012, todos os modelos da Iveco poderão ser equipados com o câmbio automatizado. “Com o aumento do volume, o custo do câmbio automatizado deve cair”

Nenhum comentário:

Postar um comentário